

Nossa história...
O programa Ascender e o GAPE (Grupo de Apoio a Pessoas Enlutadas), tiveram inicio na Cidade de Sorocaba-SP, em 2007 a partir da experiência clínica de sua idealizadora na assistência psicológica a pacientes portadores de doenças agudas, cronicas e em fase terminal e de seus respectivos familiares que se encontravam internados e em hospitais da rede pública e privada da região.

As primeiras reuniões aconteceram inicialmente em espaços públicos existentes na comunidade e se estenderam à algumas cidades próximas. No decorrer desses 18 anos de existência do programa foram atendidas centenas de famílias o que fez com que ele se tornasse uma referencia na cidade em termos de atendimento especializado em luto, tendo sido objeto de diversas reportagns na imprensa escrita e falada. (VEJA AS MATÉRIAS AQUI)
O GAPE atende enlutados que passaram por perdas significativas e oferece um espaço seguro para compartilhar sentimentos, trocar experiencias e aprender a lidar com as perdas. O apoio mútuo, a escuta compassiva e amorosa contribuem para que se estabeleçam conexões que permitam o enfrentamento desse processo tão doloroso.
Consideramos importante assinalar que a maior demanda de pessoas que buscam por este serviço se concentra na interrupção precoce de vínculos afetivos por morte de filhos, estendendo-se a pais, irmãos e cônjuges.
Embora este processo seja natural a dor e a tristeza podem se estender por um tempo muito prolongado desafiando os profissionais da área da saúde a encontrarem soluções para o seu enfrentamento. No Brasil, são poucos os especialistas a quem esses familiares podem recorrer.
O grupo foi criado para atender a uma necessidade social e também,para auxiliar os participantes a explorarem suas emoções mais profundas. Alem da tristeza, o luto envolve uma gama complexa de sentimentos que necessitam ser reconhecidos, vividos, explorados, internalizados e elaborados.
Viver situações de perdas significativas e irreparáveis pode gerar muito sofrimento, a ponto do luto se tornar complicado ou patológico dificultando a superação da perda.
O diferencial do nosso trabalho em relação aos existentes
está na abordagem psicológica utilizada, a transpessoal.
A abordagem transpessoal considera o luto não apenas como uma experiência de perda e sim, como uma jornada de transformação e crescimento espiritual abrindo espaço para o cultivo da espiritualidade como fonte de conforto e força.
Nesse sentido desenvolvemos um roteiro com temas e exercícios práticos para o desenvolvimento de recursos internos e ativação de potenciais saudáveis que incluem diversas técnicas: meditação e relaxamento, exercícios de visualização e respiração , trabalho com sonhos, expressão artística, rituais e cerimoniais, entre outros.
A condução do grupo é feita por profissionais qualificados especializados e treinados na abordagem transpessoal garantindo assim, que o processo se desenvolva de forma segura e eficaz.
Ao promovermos o bem estar-emocional e espiritual objetivamos a melhora da qualidade de vida de todos os participantes.
A missão do GAPE é dar acolhimento e apoio a pessoas enlutadas visando a criação de um novo sentido para a vida.
Até 2019 os encontros aconteceram de forma presencial, com a pandemia eles se tornaram virtuais
e a partir de 2025 o programa estará sendo oferecido num novo formato. Aguardem!
