top of page
vídeo ceese site
Reproduzir vídeo

Por uma filosofia do cuidar.....

              A vida em sua essência necessita de atenção, significado e sentido.

              Cuidar da vida significa conservá-la para fazê-la florescer em toda sua plenitude.

          A proposta de atendimento em Cuidados Essenciais incorpora a ideia de integralidade na assistência à saúde o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação.

 

Cuidar da vida

            Cuidar da vida significa adotar uma ética secular pautada na consciência de que o bem-estar que todos desejam não pode ser conquistado em detrimento dos outros.

          Para tanto, torna-se indispensável encontrar uma ordem de valores que nos sirva de referência quando se pensa em cuidados essenciais: nosso olhar deve estar necessariamente voltado para a centralidade dos sentimentos, a importância da ternura, da compaixão, da dignidade e da responsabilidade e deve assegurar o respeito pelos outros e pelo mundo em que vivemos.

              É dessa forma que encaramos a vida e nos propomos a cuidar de vidas!

Ações preventivas

          A prevenção em saúde parte do princípio que a saúde ultrapassa o domínio individual, ela abrange também a sociedade e a natureza, implicando na interdependência dessas três dimensões.

             Os tratamentos que oferecemos estão pautados no conceito lato de saúde:

           “A saúde é um estado de equilíbrio energético e de harmonia natural, entre o homem, a sociedade e a natureza de um lado, e de outro, entre seu corpo, as suas emoções e o seu espírito. Desse equilíbrio e harmonia, resulta um bem estar característico”(Weil,2000).

           Sendo assim, desenvolvemos ações preventivas através de diversos tratamentos e de programas de educação para a saúde que resultam em benefícios e melhor qualidade de vida para todos os usuários de nossos serviços.

 

Ações Terapêuticas Curativas

 

              Baseada nas mais novas tendências em Ciências da Saúde, as práticas terapêuticas integrativas reafirmam que a saúde é vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual.

              Sob essa ótica os profissionais da saúde atuam como parceiros no processo de cura, sendo o paciente o principal protagonista e responsável por seu tratamento. As influências sociais e ambientais também são consideradas, investigadas e prestigiadas no plano de tratamento do cliente, assim como são analisadas suas demandas e necessidades.

              Ser saudável é uma escolha que precisa ser reafirmada sempre.

             A manutenção e a promoção da saúde é uma questão de educação! Os programas oferecidos por nosso instituto adotam esta visão.

bottom of page